top of page

Implante de Protocolo - Conheça o Procedimento

Atualizado: 13 de jul. de 2020

O protocolo sobre implantes é uma prótese dentária total fixa sobre implantes metálicos que substitui todos os dentes de uma arcada, de forma eficiente e definitiva, restaurando a capacidade mastigatória e melhorando a estética do sorriso.


Os materiais possuem uma maior qualidade e se aproximam mais ao visual natural, no protocolo, a prótese é fixada na gengiva com pinos metálicos, o que garante mais conforto e segurança ao paciente, diferentemente da dentadura, que por ser móvel, é facilmente deslocada durante o dia, o que gera desconforto, instabilidade na hora das refeições e até pequenas lesões na gengiva.


Tal procedimento é indicado para pacientes que não possuem dentes em uma ou nas duas arcadas e gostariam de solucionar esse problema de forma eficaz e definitiva. É necessário também que o paciente tenha no mínimo 18 anos e uma boa saúde para que sua estrutura óssea esteja completamente desenvolvida, para que o osso sustente os implantes, caso contrário, outros tipos de procedimentos são recomendados.



Procedimento


Primeiramente, é importante uma prévia avaliação para verificar a saúde da gengiva e das estruturas ósseas. Com esse intuito, é verificada a possibilidade e planejamento da implantação.


Em uma próxima consulta, na técnica tradicional, é realizada a colocação dos implantes, um processo cirúrgico no qual, tendo como base a avaliação, são aplicados de 4 a 6 pinos metálicos de titânio, que são inseridos no osso subjacente.


A partir daí, o paciente deve esperar o implante se fundir ao osso, o que acontece dentro de alguns meses, enquanto utiliza uma prótese provisória. Depois, envia-se o molde da prótese para o técnico em próteses dentárias (protético), determinando-se a cor, o tamanho e o formato de cada dente e da gengiva, de acordo com a preferência de cada paciente.


Quando a prótese fica pronta e os implantes já estão cicatrizados, agenda-se uma nova consulta para a colocação da prótese, que é fixada sobre os pinos por meio de parafusos.


Da primeira consulta até a colocação da prótese final são gastos de 4 a 12 meses de tratamento odontológico, dependendo do planejamento feito pelo dentista com cada paciente.


Tempo de Adaptação


Nos primeiros dias após o procedimento, o paciente pode ter uma sensação de estranheza na boca, com dificuldade para mastigar alimentos ou até mesmo pronunciar algumas palavras, mas é uma sensação temporária, e todas as funções melhoram rapidamente, superando a funcionalidade prévia à implantação.


Tudo entendido sobre o protocolo sobre implantes? Esperamos que sim! Agente já sua consulta conosco!


Com carinho,

Dr. Jean Martins Corrêa


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page